sábado, 17 de março de 2012

Salame de Chocolate

Salame de chocolate
Hoje enquanto via o livro de receitas da minha mãe à procura de algo bom para experimentar encontrei a receita de Salame de chocolate. Talvez haja uns 20 anos que não faço Salame. E era a receita que gostava mais de fazer quando era pequena. Creio que todas as crianças gostam de mexer a massa com as mãos :)
Por isso pensei que a minha pequena gostasse de experimentar. E estava certa, ela adorou, e passou logo a ser o nosso segredo para oferecer ao pai. Seria um presente do dia do pai antecipado. Mas como não tinha chocolate negro, tive que improvisar, usei chocolate de leite e reduzi a quantidade de açúcar. Ficou muito bom :)

Salame de chocolate

100gr de chocolate negro em pó (usei uma tabelete de chocolate de leite)
200gr de bolacha maria
100gr de manteiga amolecida (usei sem sal)
100gr de açúcar (como usei chocolate de leite coloquei só 70gr)
1 ovo
1 colher de sopa de vinho do porto

Usei a Bimby para pulverizar a tabelete de chocolate e picar a bolacha maria. [Quando era pequena a bolacha era triturada por mim, mas eu não gostava muito dessa parte. Desta vez a Bimby deu uma ajuda e a Sofia só teve de partir  alguns dos pedaços grandes.]

Numa taça misturarei a manteiga com o açúcar. Depois juntei o ovo e bati tudo muito bem. Por fim juntei o chocolate em pó e a colher de vinho do porto.

Juntei a bolacha triturada e a Sofia misturou tudo com as mãos, formando uma bola. Depois colocamos sobre uma folha de papel de alumínio formando um rolo, ou como a Sofia dizia um comboio. Envolvi e levei ao congelador durante 2 horas. Retirei depois e coloquei no frigorífico.

Experimentem e divirtam-se tanto como eu e a minha pequena.

Salame de chocolateSalame de chocolate




Sem comentários:

Enviar um comentário