sábado, 8 de junho de 2013

Empadão de Salsicha

Empadão de salsicha
Como habitual a primeira semana do mês deixa-me sem tempo para vir aqui actualizar o blog. Chego a casa com a cabeça tão cansada que não tenho vontade de voltar a sentar-me à frente de outro computador, mesmo que seja para diversão.

Mas vamos à receita de hoje. É uma receita prática,  para estes dias em que não tenho muita paciência para estar na cozinha. E também é boa para aproveitar algum resto de salsicha no frigorífico. Eu tinha três salsichas de peru, que sobraram de outro prato, e se iam estragar se eu não lhes desse uso.

Usei um pirex pequeno que dá para 3 boas doses, ou ainda uma marmita para o dia seguinte  :)
Começamos por fazer o puré de batata e cenoura...

Para o puré usei 4 batatas médias/grandes e 2 cenouras médias. Levei ao lume a cozer tapado de água e temperado de sal. Devem cortar as batatas e as cenouras em pedaços para cozerem mais depressa.
Empadão de salsicha
Entretanto numa frigideira pequena coloquei 2 cebolas grandes cortadas em rodelas, 2 dentes de alho picado e umas 3 ou 4 colheres de sopa de azeite. Deixei refogar tapado, para a cebola perder água e quando já estava cozida retirei a tampa temperei de sal e pimenta e juntei as 3 salsichas de peru às rodelas. Deixei fritar um pouco e reservei.

De volta ao puré. Com as batatas e as cenouras bem cozidas, escorri a água e usando um "esmagador de batata" (é o nome que lhe dou, não conheço outro :) ), esmaguei tudo em puré. Não fica um puré de textura seda, mas eu gosto dele assim mais rústico  Se quiserem sem grumos devem usar um passevite ou uma rede. Mas na minha opinião fica melhor assim.

Juntei ao puré mais ou menos metade de uma embalagem de natas frescas (100ml). Uma noz de manteiga sem sal, não mais que uma colher de chá. Misturei bem com uma colher de pau e acrescentei algumas gotas de limão e um pouquinho de noz-moscada.

No micro-ondas aqueci um pouco de leite. Fui juntando o leite ao puré e batendo até encontrar a textura desejável  Algo cremoso mas não demasiado liquido. Provei para ver se estava bem de sal, lembrando-me que a salsicha e a cebola já estavam temperadas.
Coloquei metade no pirex, previamente untado com manteiga. Espalhei o preparado de salsicha e cebola por cima e depois o resto do puré.
Bati uma gema de ovo e espalhei por cima do empadão. Com uma faca fiz um efeito de losangos, só para ficar mais bonito, pois os olhos também comem :)
Levei ao forno aquecido a 200º durante 15 minutos, depois liguei o grill e deixei tostar alguns minutos.

Nota: Podem juntar ao puré alguns raminhos de brócolos  Cozem os brócolos com a batata e a cenoura e depois tudo esmagado em puré fica com uma cor linda, e igualmente delicioso e os miúdos comem legumes de uma forma mais divertida :)

 Bom fim de semana!

1 comentário: