terça-feira, 7 de junho de 2016

Bolinhas de Cacau e Amêndoa (doces mas sem açúcar)



Nos últimos 8 meses o açúcar branco deixou de fazer parte da minha lista de supermercado. Ainda uso o mascavado mas em doses menores e apenas nalguns bolos. E hoje vou deixar aqui uma receita que me surpreendeu como nenhuma outra.
Há tempos a minha colega da frente Miriam, que é toda Vegan, levou para provarmos umas bolinhas de cacau e amêndoa sem açúcar. Fiquei desconfiada, mas curiosa e quando a levei à boca... UAU  \o/    
Fantásticas e tão docinhas!
Para explicar o doce ela disse que levava tâmaras, que por sinal eu não gosto, mas nesta bolinhas fica tão bom. 
São um snack fantástico para levar para o trabalho e para mandar na lancheira dos miúdos. Pois não fazem mal, tiram a fome e dão energia.
Aqui fica a receita, vocês têm que experimentar!

Bolinhas de Cacau e Amêndoa

200gr amêndoa
250gr tâmaras sem caroço
4 colheres sopa cacau em pó puro
2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa
2 colheres de sopa de óleo de coco
2 colheres de sopa de sementes de chia

Algumas notas:
Comprei as tâmaras no "Continente", mas como tinham geleia por cima lavei-as e deixei-as um pouco dentro de agua com algumas gotas de limão. Depois sequei-as bem antes de as picar.
Só tinha óleo de coco, por isso coloquei 4 colheres, mas para a próxima coloco só duas e substituo a manteiga de amêndoa por agua.

Preparação:
Triturei cada ingrediente à vez na picadora. Quando mais trituradas as tâmaras mais fácil vai ser moldar. Não triturei demasiado a amêndoa pois queria sentir o crocante.
Dica da minha colega do lado Mafalda, usar um saco para misturar e unir tudo.

Quando a massa estiver bem unida moldamos bolinhas pequenas e levamos ao frigorifico 1 ou 2 horas.
Podemos também congelar, se fizermos uma dose grande.

Super rápido de fazer. Divertido com os miúdos, pois podem ser eles a amassar e moldar as bolinhas. E garantidamente vão desaparecer num instante.
Divirtam-se a comer sem culpa!

12 comentários:

  1. Olá Carla,
    Encontrei o seu cantinho através de um blog amigo, gostei do que vi e fiquei :)
    Adorei estas bolinhas!
    Eu adoro chocolate/cacau e amêndoas. Não gosto muito de tâmaras, mas fiquei com vontade de experimentar estas delícias.
    Parabéns pela decisão e coragem de deixar de usar o açúcar branco. Eu também costumo substituir por mascavado ou amarelo.
    Beijinhos,
    Marta
    https://ostrabalhosdamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. ostrabalhosdamarta.blogspot pt
    cire tomar

    ResponderEliminar
  3. Thank you so much for the detailed article.Thanks again.

    ResponderEliminar
  4. https://payb.io/
    Buy anything, anywhere, pay with crypto

    ResponderEliminar
  5. The article assures customers that the machine is safe and will not hurt them as it is ラブドールlocated outside the Curvy Sex Doll vagina and will not touch their bodies directly

    ResponderEliminar